terça-feira, 29 de maio de 2012

A Fazenda da Esperança acolhe jovens que desejam se libertar das drogas e do álcool, mas também aqueles que anseiam descobrir suas vocações.

 Os recuperantes vivem do seu próprio trabalho como fonte de auto-estima e autossustento. Nos 12 meses de recuperação, só a partir do terceiro mês o recuperante recebe visita dos familiares.

 Na entrada da recuperação, geralmente, é pedido uma colaboração inicial para ajudar nas despesas antes da internação e nos primeiros meses de recuperação, nos quais a produtividade do interno, pela experiência, ainda não o mantém.

 A Fazenda da Esperança acolhe pessoas com idade entre 15 e 45 anos e lhes propiciam moradia, alimentação e outras necessidades básicas para que continuem firmes em sua caminhada rumo ao retorno à vida.

 A organização das casas baseia-se na família a fim de provocar mudanças de valores, morais e princípios. Toda a convivência é apoiada nas Palavras de Deus tirada do evangelho e também se sustenta no carisma da unidade de Chiara Lubich e no carisma da pobreza de são Francisco de Assis.


Recuperante

O dependente químico precisa desejar e manifestar a vontade de ter uma vida livre das drogas e do álcool, pedindo uma segunda chance via carta escrita de próprio punho para ser acolhido, explicando os motivos que o levaram a solicitar ajuda. Cada jovem é responsável por sua própria recuperação.

A comunidade terapêutica só acolhe as pessoas que pedem ajuda, pois os internos não ficam em locais fechados por muros ou portões. Tudo é aberto e dá acesso a rua.

Os responsáveis pela internação explicam os procedimentos, documentos necessários e regras a serem cumpridas para aceitá-lo como interno. Para fazer seu pedido de internação entre em contato com a Fazenda da Esperança mais próxima de sua região.

Família 

A família participa de todo o processo, como deveria fazer em qualquer outra decisão de vida de seu ente querido. Os pais e irmãos são acompanhados e frequentam reuniões separadas do interno antes do primeiro encontro com o mesmo no terceiro mês da recuperação.

Elas são responsáveis por vender os produtos confeccionados pelos jovens recuperantes, assim contribuem diretamente no retorno a vida de seu familiar.

Em todas as visitas levam para a sua casa uma cesta no valor de um salário mínimo. Para mais informação entre em contato com a Fazenda da Esperança mais próxima de sua residência para onde deve enviar a carta escrita pelo jovem que deseja se libertar da dependência, no horário comercial.

Grupo Esperança Viva 

Há mais de 10 anos surgiram os primeiros grupos Esperança Viva (GEV), que são o principal apoio para os jovens que terminam seu ano de recuperação.

Os grupos reúnem familiares, ex-recuperantes e amigos. Voluntariamente eles se ajudam mutuamente. Com isso, levam o estilo de vida da Fazenda da Esperança para a sociedade.

4 comentários:

  1. Ficou muito legal o plano de fundo do blog !!!
    Mas eu quero ver algumas imagens, que tal tirar algumas fotos da Fazenda e postar !!!

    Felicidades !!!

    ResponderExcluir
  2. eu tenho um filho que tem um disturbo de conportamento muito serio ele tem 21 anos ele quebra tudo dentro de casa entra na frente dos carros e agora começou a quebra vidro de carro e diser que quer 10 mil reais para conprar um carro e se niguem fiser o gosto dele ele sai quebrando tudo e eu nao tenho condiçoes de nada ate na igreja catolica ele fes maior escandalo e no banco tambem eu queria saber se da pra ele faser um tratamento ai ou em outra fasenda da esperança me ajuda eu e minha familia estamos sofrendo muito por favor se de me ajude e me aconselhe no que devo faser meu nome e cleide moro em tucuma o nome dele e cleitom da silva andrade

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Boa tarde, me chamo Maria Leni, tenho um irmão dependente químico e gostaria de saber como faço pra que ele faça parte dos integrantes da Fazenda?
    É um desejo dele... minha família sofre muito com isso em especial minha mãe,gostaria que me respondessem por favor.
    Obgda...

    ResponderExcluir
  4. Sou o Francisco da Silva já passei pela fazenda da esperança de Bragança e foi à melhor escolha que fiz na vida,agradeço de coração todos fazem aconteça grande milagres em nossas vidas. Obrigado por tudo amém!

    ResponderExcluir